Publicações

Obras Completas de Maria Ondina Braga

1. Edição das Obras Completas de Maria Ondina Braga, através da IN-CM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), com o apoio do Município de Braga, a partir de junho de 2022. Edição em 7 volumes, reunindo toda a obra literária da escritora de acordo com os diferentes géneros, incluindo textos inéditos.

O I Volume da Obras Completas de Maria Ondina Braga, editado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, reúne o conjunto de autobiografias ficcionais (Estátua de Sal, Passagem do Cabo e Vidas Vencidas), levando ao encontro do leitor de hoje a obra de Maria Ondina Braga de há muito esgotada no mercado editorial português.

Os sete volumes que constituem a Obra Completa de Maria Ondina Braga têm coordenação de Isabel Cristina Mateus (UM – CEHUM) e Cândido Oliveira Martins (UCP – CEFH); e contam com a colaboração de estudiosos da obra da escritora de várias universidades internacionais.

Cândido Oliveira Martins é o editor responsável por este primeiro volume que permite agora ao leitor contemporâneo descobrir a escritora mais cosmopolita da literatura em língua portuguesa do século XX, um percurso multicultural único e uma voz pioneira na afirmação de uma escrita no feminino, anterior à sua polémica irrupção nas vésperas de Abril.


2. Publicação de um dossiê temático na revista Colóquio-Letras (Fundação Calouste Gulbenkian). Colaboradores: Maria Graciete Besse; Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins (setembro 2022).


3. Divulgação: criação de um dossiê temático pelo Instituto Camões (materiais de e sobre a escritora Maria Ondina Braga), a divulgar pelos leitorados e cátedras do Instituto Camões em todo o mundo.