ATIVIDADES
O Programa comemorativo do I Centenário do Nascimento da escritora Maria Ondina Braga contempla um variado conjunto de atividades, numa atuação plural em vários eixos, visando objetivos e públicos diversos, com a colaboração de diversos parceiros e instituições:
- Exposição documental: “Eu vim para ver a terra”: Maria Ondina Braga, um olhar nómada, Galeria do Largo do Paço, Universidade do Minho, 21 de junho a 28 de julho de 2022 (curadoria artística de Duarte Belo).
- Apresentação pública do volume I das Obras Completas de Maria Ondina Braga, Autobiografias ficcionais – Galeria do Largo do Paço, Universidade do Minho, 21 de junho de 2022.
- Investigação: realização de um III Colóquio Internacional Maria Ondina Braga: cartografias da memória, no espaço do Museu Nogueira da Silva (MNS), com a presença de investigadores de vários países, previsto para 14-15 de outubro de 2022.
- Edição das Obras Completas de Maria Ondina Braga, através da IN-CM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), com o apoio do Município de Braga, a partir de junho de 2022. Edição em 7 volumes, reunindo toda a obra literária da escritora de acordo com os diferentes géneros, incluindo textos inéditos.
- Evocação: realização de uma sessão comemorativa do Centenário da escritora no Palácio Galveias, Lisboa, organização da Associação Portuguesa de Escritores (APE), 20 de junho de 2022.
- Educação: divulgação da obra da escritora Maria Ondina Braga entre os leitores mais jovens (do Ensino Básico ao Secundário), bem como entre os docentes de Língua Portuguesa, em parceria sobretudo com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS).
- Edição da Fotobiografia de Maria Ondina Braga (edição da Universidade do Minho Editora), em 2023.
- Multimédia: realização de breves documentários vídeo sobre a vida e obra de Maria Ondina Braga (realização/direção de José Miguel Braga; apoio da Câmara Municipal de Braga).
- Exposição “As mulheres de Maria Ondina Braga”, de Patrícia Ferreira (desenhos), sala Jorge Barradas, Museu Nogueira da Silva, outubro de 2022.
- Prémio Literário: 5ª Edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, parceria entre a Associação Portuguesa de Escritores (APE) e o Município de Braga, novembro de 2022.
- Divulgação: programa da TSF com apontamento sobre Maria Ondina Braga, disponível em 10 de abril de 2022.
- Divulgação: maratona de leituras simultâneas, nos países onde a escritora viveu (Reino Unido, França, Angola, Índia, Macau, China), iniciativa com os estudantes do Mestrado de Língua Não Materna / Grupo PLP (CEHUM).
- Divulgação: sessão de apresentação do vol. I das Obras Completas da escritora (IN-CM), 9 de julho de 2020. Apresentação do livro em outras Feiras do Livro (Porto e Lisboa).
- Divulgação: criação de um dossiê temático pelo Instituto Camões (materiais de e sobre a escritora Maria Ondina Braga), a divulgar pelos leitorados e cátedras do Camões pelo mundo.
- Educação: coletiva de Ilustração – tema “Braga 22.22 (22 de ilustradores): inclusão do canto do Centenário: ilustrações de Maria Ondina Braga, Agustina Bessa-Luís e José Saramago (org. de Pedro Seromenho; apoio da Câmara Municipal de Braga).
- Publicação de um dossiê temático na revista Colóquio-Letras (Fundação Calouste Gulbenkian). Colaboradores: Maria Graciete Besse; Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins (setembro 2022).
- Evocação da Escritora no seu Aniversário: evento artístico de encerramento do Centenário Maria Ondina Braga (com António Durães e Luís Pipa, Instituto Confúcio), no Salão Nobre do Teatro Circo, 13 de janeiro de 2022.