O Depósito do espólio de Maria Ondina Braga levou à criação de um espaço para a exposição permanente do mesmo. O projeto foi elaborado pelo Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e teve como base um núcleo desativado de pequenos edifícios no jardim.
Para além da exposição permanente, com documentos, mobiliário e objetos utilizados pela escritora no seu espaço de trabalho, foi criado um espaço para a leitura e pesquisa sobre a obra de Maria Ondina Braga e um outro destinado a tertúlias e oficinas no âmbito dos serviços educativos.
A exposição do espólio implicou o seu tratamento de inventariação e digitalização para o qual contámos com o apoio do Centro de Estudos Humanísticos/ILCH da Universidade do Minho. Como resultado deste trabalho, o espólio da autora passará a estar disponível para consulta no Museu, sendo parte disponibilizada para consulta no Arquivo Digital do Espólio de Maria Ondina Braga.
Este site tem como principal objetivo divulgar e permitir o acesso a este Arquivo Digital, constituído por cerca de 6000 documentos eletrónicos criados com base nos documentos originais e detalhes do processo de preservação digital. Deste modo, foi criada uma ficha bibliográfica e um esquema de anotação de metadados detalhado que visa documentar a especificidade bibliográfica e estrutural dos tipos de textos que compõem o Espólio de Maria Ondina Braga.
Através da interface de pesquisa do Arquivo Digital será possível efetuar pesquisas simples e avançadas do Espólio, bem como disponibilizar à comunidade científica e público em geral o valioso património literário e biográfico da escritora bracarense.